top of page

Equidade de Gênero, você sabe o que é?


Ontem, dia 25 de novembro, foi o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, e falar sobre isso é falar sobre a importância da equidade de gênero.

A luta pela equidade de gênero tem sido cada vez mais difundida. Mas você sabe realmente o que isso significa?

Alguns acreditam que equidade e igualdade são sinônimos, mas isto é um equívoco. De acordo o site duvidas.dicio.com.br,

A palavra igualdade tem sua origem na palavra em latim aequalitas e se refere à condição, ao estado e à qualidade de coisas iguais, idênticas, uniformes, equivalentes... A palavra equidade tem sua origem na palavra em latim aequitas. Devemos utilizar este substantivo sempre que quisermos referir a capacidade de apreciar e julgar com retidão, imparcialidade, justiça e igualdade.

Falar em equidade de gênero não é o mesmo que falar em igualdade de gênero, pois seria o mesmo que dizer que mulheres e homens são “iguais”, e isto seria um grande erro, pois mulheres e homens são bastante diferentes. E quando falamos em diferença devemos nos ater a todas as diferenças, não só a biológica ou anatômica. Vamos falar um pouquinho então sobre diversidade, diferenças ou pluralidades humanas?

Diversidade é o que é diverso, o que é diferente. Os seres humanos diferem e em etnia, geração, cultura, sexo, gênero, identidade psicossexual, pertencimentos, talentos, aptidões, limitações, opiniões e posições. Vivemos uma tendência de simplificar o que é complexo. Os seres humanos são complexos, múltiplos e diverso.

 Então falar em diversidade é falar em tudo que nos torna diferente um do outro. E mulheres e homens possuem todas estas diferenças, além das diferenças biológicas.

 É importante ressaltar também que as características biológicas, anatômicas, também diferem muito entre os homens e entre as mulheres, e também podem ser modificadas. Ou você nunca viu algumas mulheres fisicamente mais forte do que homens, e alguns homens mais fraco que outros homens, e do que algumas mulheres? Então, podemos concluir que somos diversos, somos diferentes, e que existe uma pluralidade de homens e de mulheres, certo? Ou será que você é igual a outros homens, ou a outras mulheres?

Bom, agora, depois desta pequena reflexão, podemos falar sobre equidade. Falar em equidade é falar em direitos iguais, não em igualar o que não pode ser igualado.

Então, lutar pela equidade, é lutar pelo respeito às diferenças, e por direitos iguais para pessoas diferentes. Se somos diferentes, é impossível querermos nos igualar, correto? Homens e mulheres devem ser respeitados nas suas diferenças e nos seus direitos. A única igualdade que homens e mulheres devem possuir é a de “direitos”, então equidade é direitos iguais para as diferenças, para a pluralidade humana que habita este planeta. Não devemos ter nossos direitos diferenciados pelo nosso sexo, gênero, etnia, geração, classes sociais, ou qualquer outra diferença.

Que mulheres e homens possam ser respeitados nas suas diferenças, e que sejam parceiros na luta pela equidade de gênero. Que você possa parar de medir forças com os seus parceiros e parceiras de vida. Que no seu ambiente de trabalho, nos ambientes sociais e no familiar você consiga construir relações pautadas no respeito e na parceria. Faça isso e tenha uma vida muito mais feliz.

 Lembre-se, quando você está bem com você e com os outros, a vida fica muito mais leve, e você consegue realizar os seus sonhos.

Não deixe que a sua mente seja uma limitadora para o que você deseja conquistar. Mulheres e homens não devem ser rivais, mas companheiros na jornada evolutiva. É na diversidade e nas adversidades que a vida acontece.

Um brinde às nossas diferenças e a equidade de gênero.

Sou Stela Maris, especialista em Desenvolvimento Humano. Meu trabalho é ajudar as pessoas as reconectarem com a sua essência, para alavancarem a sua vida pessoal e profissional. Acredito na potencialidade de cada pessoa, e que cada uma tem dentro de si, recursos ilimitados para SER, FAZER e TER uma vida mais completa e feliz.

Minhas Redes Sociais:

Meu site:

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page