top of page

O DESAFIO DE CONVIVER COM À DIVERSIDADE


O desafio de conviver com à diversidade!

A cada dia somos confrontados e testados. São tantas demandas e desafios que surgem na nossa trajetória. Mas você já parou para pensar que o maior desafio que tenhamos que enfrentar seja o de conviver com as pluralidades humanas?

A nossa vida foi invadida por grandes aparatos tecnológicos. A revolução tecnológica está transformando radicalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Mas será que estamos preparados para estas transformações?

Será que estamos evoluindo mesmo? (Algumas vertentes até chamam de involução humana.)

Que evolução é esta que estamos vivendo, aonde destruímos as fronteiras tecnológicas e construímos BARREIRAS SOCIAIS? Disseminamos conhecimento e informações e limitamos o contato humano.

Atualmente, existe mundialmente, milhares de quilômetros de muros construídos que, independentemente do objetivo da sua construção, seja para defender fronteiras, anexar territórios, combater a imigração e o terrorismo, todos eles separam cada vez mais as pessoas. A radicalidade fecha as fronteiras, separa, e promove a exclusão de pessoas no mundo todo.

Do que vale tanta evolução tecnológica se desaprendemos a CONVIVER, A RESPEITAR AS DIFERENÇAS E OS DIFERENTES? Se muitas vezes as pessoas são subjugadas, forçadas e intimidadas a fazer algo que não desejam?

Mas este período de tanta evolução/revolução tecnológica nos coloca um GRANDE DESAFIO, conviver com as pluralidades humanas.

A sociedade do conhecimento precisa transpor grandes “ MUROS”, e vencer o grande desafio, o de é conviver com quem é diferente. E quando falo em diferença não estou me referindo somente a etnia, a religião, ao gênero, estou me referindo a toda e qualquer diferença que nos torna seres únicos neste planeta. As pessoas diferem em gênero, altura, peso, na saúde e nível de energia; em inteligência; no temperamento; personalidade e reações emocionais. E esta diferença começa dentro da sua família.

Você é diferente, eu sou diferente, somos todos diferentes.

Você está cercado de pessoas diferentes. Dê uma olhadinha ao seu redor nos ambientes que frequenta. Você convive com pessoas que diferem de você na sua casa, no seu trabalho, na sua comunidade, na sua cidade, e em todos os lugares por onde passar.

Para vencer o grande desafio de saber conviver, você precisa precisa conhecer e respeitar. É fazer das diferenças as pontes para a sua própria evolução. Aprender a conviver pode ser o segredo para você ter melhores relacionamentos pessoais e profissionais.

Ter relacionamentos pautados no respeito às diferenças evitará transtornos na sua vida e na sua corporação.

Os maiores problemas enfrentados atualmente estão ligados a dificuldade em conviver com as diferenças, mas para que você consiga se desenvolver pessoal e profissionalmente, você precisa aprender a conviver, respeitando as diversas formas de ser, de pensar e de fazer.

Tema desenvolvido na palestra Desafio do Novo Profissional - conviver com à diversidade. Para saber mais entre em contato.

Sou Stela Maris, especialista em Desenvolvimento Humano. Meu trabalho é ajudar as pessoas as reconectarem com a sua essência, para alavancarem a sua vida pessoal e profissional. Acredito na potencialidade de cada pessoa, e que cada uma tem dentro de si, recursos ilimitados para SER, FAZER e TER uma vida mais completa e feliz.

Minhas Redes Sociais:

www.facebook.com/stelamarisdesenvolvimentohumano

www.instagram.com/stelamarisdh

32 visualizações0 comentário
bottom of page