top of page

Vida sem Sentido, o que fazer?


Homem triste

Qual é o sentido da sua vida?

Quais são os motivos da sua existência?

O que você veio fazer aqui neste mundo?

Você já se questionou sobre isso? Já sentiu um vazio existencial, e que os motivos para levantar todos os dias da cama não pareciam ser fortes o suficiente? Se a sua resposta foi não, eu lhe dou os parabéns, pois está cada vez mais raro encontrar pessoas que digam não as estas perguntas. A cada dia, mais e mais pessoas são acometidas pelo vazio existencial, e isso tem ficado ainda mais evidente entre os jovens. É gritante o número de adolescentes, e adultos jovens que estão perdidos, sem um sentido para a sua vida. Não sabem quais são os seus motivos existenciais. Não sabem quem são, o que querem, e nem para onde vão. Muitos só seguem o fluxo, mas se sentem vazios, e muito deprimidos. E o pior de tudo é que quando nada é feito, o quadro se agrava, e a pessoa passa mais tempo por estes momentos, o que vai desencadear problemas ainda maiores, como as doenças psíquicas e emocionais que refletem no físico. E a depressão, é uma das doenças que mais tem aumentado, resultando em elevado número de suicídios no mundo todo.

Mas o que você pode fazer para que a sua vida tenha sentido e você tenha saúde psíquica e emocional? A nossa mente é uma caixinha de surpresas, e ninguém está livre, de que de um momento para outro, seja acometido de um desequilíbrio psíquico e emocional, o que vai com certeza abalar a sua saúde física.

Para que você mantenha a sua qualidade de vida, é preciso que todas as áreas da sua vida sejam cuidadas, e a principal delas é o cuidado com você. Então seguem algumas dicas:

A primeira delas, e que deve deve ser uma constante na tua vida é, faça a faxina. Faxina Stela Maris? Sim, isso mesmo FAXINA, limpeza pesada. A sua casa não recebe uma limpeza pesada de vez enquanto, pois é, a sua vida tanbém precisa. Então comece tirando da sua vida aquilo que só te suga a energia, e que não tem te ajudado a ficar bem. Faz agora uma lista de tudo que precisa ser jogado fora, ou pelo menos diminuido, evitado ao máximo. Sabe aqueles pensamentos, comportamentos, notícias, alimentos, lugares e pessoas tóxicas, então, faça a faxina. Liberte-se das cargas extras.

A segunda dica, aprenda respirar. Sim, isso mesmo. A maior parte das pessoas desaprendeu a respirar, e isso tem gerado sérios problemas de saúde. A respiração correta é aquela feita pelos bebês, também chamada de diafragmática, ou abdominal, ou seja, ao inspirar (inalar) você enche completamente os seus pulmões, e por isso o seu abdômen deve expandir, inflar como um balão. E ao expirar (exalar) você os esvazia completamente, contraindo assim o seu abdômen. Faça o teste agora para ver como você está respirando. Pratique a técnica para reaprender a respirar. Você vai ver como respirar corretamente vai ser um grande diferencial na sua vida.

A terceira dica é, entre em conexão só com você. Tire uns minutinhos todos os dias para estar presente com você. Escolha um horário e local em que não será interrompido. Sente numa posição confortável, com a coluna ereta, com os braços relaxados, e as mãos apoiadas nas pernas. Feche os olhos. Sinta o seu corpo, começando pelos pés, e vai subindo lentamente até alcançar o topo da cabeça. Preste atenção na sua respiração. No ar que entra e sai dos seus pulmões. Fique em silêncio e presente na sua vida por alguns minutinhos.

A quarta dica é, saiba o que quer para a sua vida. Quem não sabe o que deseja acaba vivendo a vida de outras pessoas, e perde o controle da sua. Defina seus objetivos e metas. Você precisa ter motivos para levantar todos os dias e continuar fazendo os movimentos necessários para a sua vida. Tenha sonhos e corra atrás deles.

A quinta dica é, faça atividades físicas, mas escolha aquilo que te dará prazer, afinal, a vida é feita de dor e prazer, viver só de prazer não nos fortalecem, assim como viver em contante estado de dores vai nos pirar, então deixe as dores para os momentos necessários, mas não vale dizer que você não vai fazer atividade física porque causa "dores" e tu queres evitá-la. Escolha uma atividade que seja prazerosa, pois as dores dela serão amenizadas, ou até mesmo anuladas pelo prazer de realizá-la.

A sexta, e última dica de hoje é, cuide dos seus pensamentos. Sabe aquela famosa frase bíblica "vigiai e orai", pois então, ela é de extrema importância para que tenhamos mente, emoção, espírito e corpo saudáveis, pois o que pensamos nós criamos. Preste atenção nos seus pensamentos, e quando algo não agradável aparecer, substitua por um pensamento positivo. É fácil? Claro que não, mas você deve praticar se quer ter mudanças na sua vida pessoal ou profissional.

Lembre-se sempre de que você é o que há de mais importante na sua vida. Manter a sua vida em equilíbrio é de sua total responsabilidade. Ou você prefere passar o tempo todo reclamando, e ver a sua vida passar sem fazer nada para mudar? Reencontre o sentido da vida. Faça as mudanças necessárias.

Sou Stela Maris, especialista em Desenvolvimento Humano. Meu trabalho é ajudar as pessoas as reconectarem com a sua essência, para alavancarem a sua vida pessoal e profissional. Acredito na potencialidade de cada pessoa, e que cada uma tem dentro de si, recursos ilimitados para SER, FAZER e TER uma vida mais completa e feliz.

Conheça o Metamorfoses

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page