top of page

Transtornos do Desenvolvimento Humano


O desenvolvimento humano envolve três aspectos ou domínios: o físico, o cognitivo e psicossocial.

* Desenvolvimento físico: crescimento do corpo e do cérebro, as capacidades sensoriais, as habilidades motoras e a saúde.

* Desenvolvimento Cognitivo: aprendizagem, atenção, memória, linguagem, pensamento, raciocínio e criatividade.

* Desenvolvimento Psicossocial: emoções, personalidade e relações sociais.

Estes três domínio estão conectados, ou seja, um influencia no outro.

Durante o desenvolvimento humano alguns transtornos ou dificuldades podem ocorrer. Você sabe o que são e quais são os transtornos do desenvolvimento humano?

Transtornos do desenvolvimento humano são problemas, dificuldades que aparecem nos primeiros anos de vida. É muito importante que sejam detectados até os primeiros cinco anos de vida para que não haja mais prejuízo para o desenvolvimento desta criança.

De acordo com o Dr. Clay Brites​, da NeuroSaber​, no DSM5 (Manual Médico de Transtornos do Desenvolvimento) são descritos os seguintes transtornos de desenvolvimento: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtornos do Espectro Autista; Deficiência Intelectual;; Transtornos Específicos de Linguagem; Transtornos de Desenvolvimento da Coordenação; Transtornos de Aprendizagem Verbal ( dislexia, discalculia, disgrafia) e Transtorno de Aprendizagens não Verbal.

É muito importante que os transtornos sejam detectados até os primeiros cinco anos de vida para que não haja mais prejuízo para o desenvolvimento desta criança. Quanto mais tardiamente diagnosticado, mais dificuldades surgirão.

Procurar orientação nas redes de apoio é essencial para a criança e para a família. Se você desconfiar que seu filho/a ou aluno/a apresenta alguma dificuldade ou limitação, procure ajuda nas redes de apoio (neurologistas, neuropediatras, educadores, psicólogos, coach do desenvolvimento humano...).

Você pode ajudar muito para que tenha o melhor desenvolvimento possível.

Fontes Consultadas: Papalia e Feldman. Desenvolvimento Humano; Dr. Clay Brites (Curso TDAH - Neurosaber) Fanpage Amor Maior

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page