As mulheres e seus "espaços" - que relação pode existir entre as mulheres no espaço e as mulheres na pesca?

October 22, 2019

 

A NASA, Agência Espacial Norte Americana, anunciou na última sexta-feira, a primeira caminhada das mulheres no espaço. Segundo reportagem da Exame, isso já era para ter acontecido em março, mas não foi possível porque não havia roupa para “mulheres astronautas”. Isso é um motivo que pode causar estranhamentos em algumas pessoas, mas é um fato muito comum quando o local que as mulheres se inserem são tradicionalmente ocupados por homens.
As mulheres vêm há muitos anos numa grande “jornada espacial”. Falo aqui da forma literal, pois a história das mulheres é de grande luta para sair do espaço doméstico, e conquistar os mais diversos espaços, principalmente no que tange a carreira. A sua trajetória é marcada por “comprovações”. Ela tem que provar que está capacitada a ocupar este, ou aquele espaço, esta ou aquela posição, principalmente quando este é um espaço tradicionalmente masculino. E é sobre isso que falo no meu livro Mulheres em Águas Masculinas. Ele aborda a inserção e trajetória das mulheres na pesca artesanal. Nesta profissão elas precisam romper muitos tabus, e “provar” que também são capazes, que são detentoras de força e coragem, assim como os homens que ocupam o mesmo espaço. Na narrativa das pescadoras você vai constatar que elas também não possuem roupa adequada para a prática da pesca, pois a roupa é feita somente para homens. É utilizado na confecção um material sintético muito pesado que causa desconforto nas mulheres.
Ocupar espaços tradicionalmente masculinos será sempre uma missão de desconstrução de conceitos e pré-conceitos cristalizados na sociedade. Isso também acontece quando os homens se inserem em espaços tradicionalmente femininos. O que precisamos destacar aqui é o fato de que mulheres e homens podem e devem ocupar “os espaços” sociais e profissionais que desejam. Se não possuem todas as habilidades para se inserirem, devem buscar desenvolvê-los, pois não há obstáculos que possam nos impedir de viver a vida que desejamos, a não ser aqueles que nós mesmos criamos. 


Quer conhecer mais as histórias das pescadoras do meu livro? Acesse o link da editora e adquira o seu. 


http://bit.ly/MulheresemÁguasMasculinas


Me diz, o que você acha sobre mulheres e homens poderem ocupar os mais diversos espaços?

 

Leia a reportagem:
https://exame.abril.com.br/ciencia/nasa-faz-1a-caminhada-espacial-com-mulheres-veja-ao-vivo/


Sou Stela Maris, especialista em Desenvolvimento Humano. Meu trabalho é ajudar as pessoas as reconectarem com a sua essência, para alavancarem a sua vida pessoal e profissional. Acredito na potencialidade de cada pessoa, e que cada uma tem dentro de si, recursos ilimitados para SER, FAZER e TER uma vida mais completa e feliz.


Minhas Redes Sociais:
www.facebook.com/stelamarisdesenvolvimentohumano
www.instagram.com/stelamarisdh 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O DESAFIO DE CONVIVER COM À DIVERSIDADE

November 19, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 27, 2019

September 7, 2019